QUEM CRER E FOR BATIZADO

Mc 16:9-20, Leitura necessária

JESUS estava esperando os discípulos crerem no evangelho para comissioná-los a pregarem o evangelho. A ressurreição é a evidencia que a oferta de JESUS foi uma oferta perfeita e validada para cobrir todos os nossos pecados. 

Se a sua oferta não cumprisse todas as exigências da justiça de Deus, ELE não teria ressuscitado dos mortos. Mas ELE ressuscitou, foi recebido no céu e assentou-se a direita de DEUS! ELE completou a missão que o PAI lhe designou, por isto assentou-se a sua direita.

No texto fica claro que os onze (Judas já tinha se enforcado) tiveram duas chances claras de experimentarem o que JESUS disse a Tomé: “mais bem aventurados os que não viram e creram”. JESUS restaurou o ministério profético da mulher, fazendo de Maria a primeira a levar a mensagem profética da ressurreição. Tanto Maria Madalena como os discípulos de Emaús eram testemunhas confiáveis na comunidade dos discípulos. Mas todos os onze insistiram em não crer!

Parecia que os discípulos estavam debaixo de um trauma emocional por tudo que havia se passado com JESUS. A cruz foi um quadro horrendo! Uma mistura de dor ( o Pastor deles havia morrido da forma mais vergonhosa que alguém poderia morrer) e culpa, todos eles se dispersaram e fugiram. Pareciam estar bloqueados para crer.

JESUS então disse: não vai ter jeito, vou ter que aparecer para estes camaradas… É como que esta aparição não fosse necessária. Ou não era a razão pela qual JESUS queria aparecer ou se manifestar a eles. Foi uma aparição para confrontar a incredulidade e dureza de coração dos discípulos. Tem algumas experiências com DEUS que não deveríamos nos gabar delas, deveríamos nos envergonhar! Vieram por causa da nossa incredulidade e não por causa da nossa fé.

14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

  Na verdade, estes discípulos foram escolhidos por Deus para serem testemunhas oculares da ressurreição de Cristo. Mas JESUS queria se manifestar a eles porque creram, não porque não creram!

Foram incrédulos e duros de coração… O que é um coração duro? Claro que a palavra coração aqui faz referencia ao nosso homem interior. Mas pense sobre o órgão físico. O coração é um musculo. O que é um musculo rígido, duro, sem elasticidade? É um musculo que esta atrofiado, limitado na força, na elasticidade. Deixou de ser funcional, por não ser exercitado. Se o musculo cardíaco endurece, ele não bombeia o sangue, que leva vida a todo corpo. Qualquer musculo se atrofia por falta de exercício. No caso de um trauma, não se exercita porque sente dor. Como um trauma inibe o funcionamento de um musculo, assim também um trauma emocional paralisa o exercício espiritual da fé. Precisamos de uma espiritoterapia! Exercícios espirituais que reativam a força, a elasticidade, e a funcionalidade do nosso espirito. Precisamos de praticar o que exercita o nosso espirito… a oração, a fé, o jejum, a generosidade…

Eram discípulos sem apetite pelas coisas de DEUS. Estavam presos em uma vida emocional não saudável. Mas quando “viram a JESUS” é como serem forçados a crer, se podemos falar assim. Na verdade, nem os discípulos nem nós precisamos ver a JESUS para CRER! Mas uma vez crendo na ressurreição, o evangelho estava completo. Como seriam comissionados se não criam no evangelho? O que é o evangelho?

1 Co 15:1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

  Não crer na ressurreição é crer em vão no evangelho! E até este momento os discípulos não criam na ressurreição de CRISTO. Precisaram ver para crer. Não só Tomé, mas todos os onze. Então vem a comissão…

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

  Agora podiam pregar o evangelho. O que é que distingue a mensagem do evangelho de qualquer outra mensagem?

20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.

  O Espirito Santo faz a diferença. É a ação do Espirito Santo cooperando com você! Se você crer no evangelho completo é impossível não haver sinais e confirmações que o Espirito Santo esta agindo enquanto você prega. Você só precisa se assegurar que esta pregando de fato o evangelho. Algumas pessoas falam de tudo no púlpito, de menos do evangelho. O Espirito Santo coopera conosco quando de fato pregamos o evangelho!

17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

  Quando você crê no evangelho, você crê que JESUS morreu pelos seus pecados, foi sepultado, ressuscitou, foi recebido no céu, e esta assentado a direita de DEUS PAI. Quando você crê no evangelho, tudo que JESUS conquistou é transferido para você. O seu perdão, a sua justiça, o direito e a identidade de filho, e tudo mais. Quando você crê em JESUS, você esta NELE, faz parte agora do seu corpo, um corpo ressurreto, vivo. Voce ganha toda autoridade sobre os demônios, toda ajuda do Espirito Santo (línguas), ciladas não prevalecerão contra a sua vida, e a vida de DEUS que esta em você, não só trará saúde a você, como irá curar outros a sua volta também.

O que mais marcou o ministério de JESUS enquanto pregava e ensinava sobre o Reino de DEUS foi expulsar demônios e curar enfermos. Aqui é o primeiro sinal mencionado(expulsar demônios)e o ultimo da lista (curar enfermos). São duas coisas relacionadas, na maioria dos casos. A causa da maioria das enfermidades que JESUS curou eram demônios que precisaram serem expelidos. Alguns SINTOMAS quando você ora por um enfermo que tem demônios… a dor aumenta ou muda de lugar… é um sinal que está lhe dando com um espirito imundo de enfermidade. Algumas pessoas estão doentes por causa de traumas emocionais… depressão e condenação comprometendo o sistema imunológico, e somatizando em alguma parte vulnerável do corpo.

QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO

O coração é realmente uma caixinha de surpresas… Algumas pessoas tão resistentes e outras tão abertas para crer. O fato é que acionamos a dimensão de DEUS por fé, e ponto final!

Fé é um substantivo, ela vem pelo ouvir a palavra de DEUS. É quando Deus fala dentro de nós. CRER é um verbo, é quando agimos sobre a palavra que ouvimos. É neste sentido que a fé sem obras é morta. E não no sentido de um ativismo religioso. O coração da batalha está na fé.

Jd 1:3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

  Se você edificar a fé, a sua fé faz o resto por você! Vimos a dificuldade dos 11 crerem… não acreditaram por duas vezes em pessoas que eram confiáveis e foram testemunhas oculares da ressurreição de CRISTO. E vamos abordar a historia de um homem que teve que crer e ser batizado para ser salvo no velho testamento.

Em 2 Re 5, temos o caso Naamã. No caso de Naamã, não dois mas três pessoas pregaram para ele…

Quantas pessoas foram necessárias pregar para você… Alguns estão por anos dentro da Igreja e ainda não entenderam o EVANGELHO! TRES pregaram para Naamã… A menina escrava, o servo do profeta e por último os seus servos, que creram antes dele. É incrível a relutância para crer… A fé veio pela palavra, e o crer quando ele decidiu entrar no Jordão! A fé nunca falha. A sua carne, tornou-se como a carne de um menino. Ficou completamente purificado. E então reconheceu que em toda a terra não há Deus senão em Israel. O que ele quis fazer então? Quando não tinha entendimento, queria comprar a benção. Levou ouro, prata e vestes pelo preço de ser curado. Mas agora queria ofertar por que foi abençoado, e tinha o seu coração cheio de gratidão. A graça teria que se fazer inconfundível nesta situação. Então o profeta rejeitou a sua oferta… foi taxativo! O servo do profeta por sua vez cresceu o olho na oferta que o seu líder não quis receber. Um alerta: lideres que manipulam pessoas para receber ofertas sempre acabaram leprosos. Este foi o fim de Geasi, um triste fim.

Não é o dinheiro que compra o nosso perdão, ou a nossa saúde… é o sacrifício perfeito de JESUS. A FÉ em JESUS nos recompensara com tudo que ELE conquistou através do evangelho, da sua morte, sepultamento e ressurreição. CRER e SER batizado, então somos SALVOS, limpos, lavados por um sangue imaculado e pela agua limpa do evangelho!

NO AMOR DO CORDEIRO,

TÚLIO DE SOUZA BORGES