PERDIDOS EM UMA RELIGIÃO PROSPERA

Um jovem rico e religioso…

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Mc 10: 17…

  Este não era apenas um jovem rico, era rico e religioso. Associava a riqueza que possuía a sua religiosidade. Existe um pensamento perigoso: “se eu tenho dinheiro eu tenho a aprovação de DEUS”. Mas a grande questão sempre é em quem ou no que esta a nossa real confiança.

… correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele …

  Existe um conceito de adoração na bíblia, que relaciona a posição do corpo, com a atitude do coração. Quando isto esta genuinamente alinhado, flui uma adoração sincera. A submissão do corpo tem que ser uma expressão da submissão do coração. Caso contrario é só religiosidade. Aparentemente começou bem, ajoelhando-se… Mas a partir do momento em que abriu a sua boca, seu coração foi revelado.

UMA PERGUNTA ERRADA

Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

  FAZER e HERDAR são palavras desconectadas. Você não tem que FAZER para herdar, você tem que SER para herdar.  Você tem que ser filho ou um amigo muito amado. Herança segundo o dicionário de língua portuguesa é “direito ou obrigação transmitidos por disposição testamentária ou por via de sucessão”. Herança fala de um principio onde alguém semeou para você colher.

Como você se tornou um pecador? Adão semeou… Como você pode se tornar justo? JESUS, o ultimo Adão semeou… A resposta está no principio da herança. Não tem nada a ver com que você faz em termos de obediência, ou com o que você mereça.

Rom 5:19 Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

  Você foi feito pecador com a desobediência de Adão, e da mesma forma, a única possibilidade de ser feito justo, não é pela sua própria obediência, mas pela perfeita obediência de JESUS, crendo NELE.

…mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Fil 2:7, 8

ELOGIO SINCERO OU DISSIMULAÇÃO?

E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

  Aquele jovem rico e religioso estava perdido nos seus conceitos. Ele na verdade chamou JESUS de bom, porque se achava bom, gabava-se de guardar a lei. Mas quando chamou JESUS de bom, abriu a porta para JESUS falar na sua vida. Percebendo isto JESUS colocou o machado na sua raiz podre.

Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos…

  JESUS não perguntou se ele cumpria os mandamentos, mas se sabia os mandamentos. Ele então foi muito longe na sua afirmação…

Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade…

  Este é o problema da religião, sempre mente. 

E Jesus, olhando para ele, o amou…

  Esta é a realidade de JESUS, sempre AMA. Sempre que vamos confrontar uma pessoa precisamos ama-la primeiro. Se o amor não funcionar, nada mais vai funcionar.

A IMPORTANCIA DE MOSTRAR O RIGOR DA LEI PARA PESSOAS ENSIMESMADAS

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa…

  Sempre vai faltar alguma coisa para as pessoas que acham demais. O que estava faltando para aquele jovem ter vida eterna? “VERDADE”. JESUS sabia que aquele jovem não tinha falado a verdade e estava pronto para provar. Se uma pessoa de fato cumpre os mandamentos, podemos dizer que esta pessoa possui uma confiança perfeita e inabalável em DEUS. Então veio uma palavra que revelou o que aquele jovem religioso queria esconder.

Vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.

  Existe uma grande diferença entre “o que eu tenho que fazer religiosamente falando” e “deixar tudo e seguir”.

Porque o AMOR levou JESUS a ser tão exigente com aquele jovem? JESUS queria que ele visse o RIGOR DA LEI. Ninguém pode herdar a vida eterna cumprindo a lei. Ninguém. A lei foi dada para convencer todo homem que ela exige o que nenhum de nós podemos cumprir. A lei foi dada para convencer a todos como o pecado é terrível, e que todos sem excessão precisamos de um SALVADOR!

Gal 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Gal 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

  JESUS estava desmontando o pensamento religioso deste jovem… e ELE o fez.

Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

  Tudo que sobrou para aquele jovem depois daquele encontro foi dinheiro. JESUS tirou a religião dele. O pensamento que justificava a sua riqueza na sua própria bondade e obediência a lei caiu por terra. Mesmo que não se posicionou na hora, com certeza viveu uma experiência que tirou o seu sono, e o levou a profundas reflexões. Mesmo que a bíblia não fale mais a seu respeito, ele estava mais perto de entender a salvação. Ele se encontrou com alguém que verdadeiramente o amou… Jesus não queria nada dele, apenas faze-lo herdeiro da vida eterna.

A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO

Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.

  JESUS fala abertamente sobre o coração daquele jovem. A sua mentalidade reprovada parecia influenciar toda a nação. Confiar nas riquezas… Parecia que os próprios discípulos entendiam e se identificavam bastante com aquele jovem rico e ex-religioso. Os próprios discípulos foram tão impactados com o rigor da lei, que Pedro quis verificar se estava no caminho. Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. Salvação é um assunto que o homem jamais teria resposta nele mesmo.

E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

  Deus fez a provisão perfeita. Estava bem ali com eles, JESUS. Quando você crê NELE, tudo que Ele conquistou é transferido para você.

DEUS TEM UMA CAUSA, VALE A PENA INVESTIR.

E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.

  Deus não quer tomar o que é seu, mas deseja alinhar o seu coração com a abundante provisão do evangelho. Quando você abre o coração para seguir, você é capacitado para deixar. JESUS fala tanto de relacionamentos como de bens.

Tudo em termos de relacionamentos e bens que você colocar antes de JESUS e do EVANGELHO na sua vida, vai limitar você, e de alguma forma trará dores. Tudo em termos de relacionamentos e bens que você sinceramente submeter a JESUS E AO EVANGELHO, vai ser multiplicado, abençoado e se tornará saudável.

1 Tm 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.

Tulio De Souza Borges